- Sistema de Conformidade
- Antissuborno e Anticorrupção
- Proibição de Conspirações e Associações Ilícitas
- Sistema de Denúncia
- Linha Direta de Integridade da Terumo
- Combate às Forças Antissociais
- Relacionamentos Apropriados com Profissionais de Saúde
- Transparência na Relação entre Atividades Corporativas e Instituições Médicas
Sistema de Conformidade
Na Terumo, o Comitê de Controle Interno, que é responsável por implementar o Sistema de Controle Interno dentro do Grupo Terumo de acordo com a "Política Básica de Projeto de Sistema de Controle Interno" aprovada pelo Conselho de Administração, deve deliberar e tomar decisões sobre políticas importantes relacionadas à Compliance, e relatar regularmente o status dessas atividades ao Conselho de Administração e ao Comitê de Auditoria e Supervisão. O Diretor Jurídico (CLO), em cooperação com os diretores de Compliance das empresas do Grupo Terumo, encarregados de promover atividades relacionadas à Compliance, promove uma variedade de medidas, incluindo a criação de regras relacionadas, realização de treinamento e educação e monitoramento para investigar e aferir questões de Compliance. Caso ocorram violações significativas ao Compliance, etc., será imediatamente organizada uma equipe de intervenção sob a direção do presidente da Comissão de Controle Interno, devendo esta equipe, além de tratar e resolver a ocorrência, reportar a causa e propor ao Comitê de Controle Interno medidas de prevenção de reincidência.
Antissuborno e Anticorrupção
Todos os Associados da Terumo são regidos pelo "Código de Conduta do Grupo Terumo" e a "Política Anticorrupção e Antissuborno do Grupo" em todas as negociações com instituições públicas, funcionários relacionados e funcionários de instituições médicas públicas. Esses códigos visam garantir que todos os negócios sejam conduzidos de maneira transparente, justa e honesta. Espera-se total conformidade com a "Lei de Prevenção de Concorrência Desleal" do Japão, a Lei "Práticas de Corrupção no Exterior" dos Estados Unidos e outras leis antissuborno aplicadas nos países e regiões onde o Grupo Terumo opera.
Esses esforços não terão êxito apenas por nós mesmos, sendo a cooperação de parceiros de negócios essencial. Portanto, a Terumo estabeleceu a "Política Global Anticorrupção e Antissuborno de Terceiros" para parceiros de negócios que precisam cooperar e que também devem cumprir a política.
Proibição de Conspirações e Associações Ilícitas
Nos últimos anos, as práticas anticompetitivas ou outras violações das leis de concorrência, foram descobertas e submetidas a rigorosas punições. Para ajudar a garantir que não haja tais atividades, a Terumo estabeleceu a "Política Antitruste do Grupo" em janeiro de 2015. Além disso, o Grupo Terumo realiza treinamento de prevenção de cartel para Associados no Japão e no exterior em um esforço de todo o Grupo para manter a concorrência livre e justa.
Sistema de Denúncia
É fundamental que as questões de Compliance sejam tratadas adequadamente e as ações necessárias, como investigação e correção, sejam tomadas em tempo hábil. É por isso que a Terumo deixou claro, pelo "Código de Conduta do Grupo Terumo" e pela "Política de Relato de Violações à Conformidade do Grupo e Política Antirretaliação", que qualquer Associado pode levantar questões de conformidade perante qualquer pessoa dentro da empresa, incluindo seu gerente, profissionais de recursos humanos, de Compliance e alta gerência, sem medo de retaliação. Também operamos um sistema de denúncia, como um meio alternativo, pelo qual os Associados podem relatar questões de conformidade fora de sua linha de denúncia usual. Seu status é relatado ao Presidente da Terumo Corporation, ao Comitê de Controle Interno e ao Comitê de Auditoria e Supervisão, conforme apropriado.
Linha Direta de Integridade da Terumo
Problemas reportáveis:
Violação da lei ou do "Código de Conduta do Grupo Terumo" e outras transgressões sérias e graves por parte de qualquer diretor, executivo ou funcionário da Terumo em relação aos negócios, produtos ou serviços da Terumo, bem como qualquer suspeita relacionada. Esta linha de apoio não serve para outros assuntos.
Delatores:
Diretores, executivos e funcionários dos parceiros de negócios da Terumo.
Informações pessoais:
Usaremos as informações pessoais dos delatores para examinar, investigar e/ou responder aos assuntos relatados.
Podemos compartilhar as informações pessoais dos delatores com a(s) empresa(s) relevante(s) do grupo para os fins mencionados acima.
Solicitação:
Esta linha de apoio pode aceitar denúncias anônimas. No entanto, recomendamos enfaticamente aos delatores que divulguem seus nomes, endereço de contato e empregadores para investigação e remediação eficientes, se necessário. Esperamos que os delatores forneçam o máximo de detalhes possível.
Sem retaliação:
Não tomaremos nenhuma ação desvantajosa contra os delatores ou suas empresas pelo fato de terem relatado problemas a esta linha de apoio.
Como denunciar:
- Acesse o site "Linha Direta de Integridade da Terumo" (www.terumointegrity.com). Esta linha de apoio está disponível em vários idiomas. Escolha o seu idioma no topo da página.
- Podemos enviar-lhe uma mensagem através deste sistema de linha de apoio. Para visualizar a mensagem, acesse este site e insira o número de identificação e senha que são emitidos ao preencher o relatório.
- Chamadas telefônicas também estão disponíveis (consulte a lista de números de telefone neste site). O operador fala inglês e, para outros idiomas, um intérprete se junta à conversa (chamada à três). Recomendamos o uso do site.
A reputação da Terumo é construída com base nas ações de nossos parceiros de negócios. Se surgir uma situação que possa envolver uma violação da lei ou do "Código de Conduta do Grupo Terumo" ou qualquer outro delito sério e grave, informe a Linha de Apoio à Integridade da Terumo.
Combate às Forças Antissociais
Evitar relacionamentos com forças antissociais é uma das responsabilidades corporativas da Terumo. Portanto, nos recusamos estritamente a nos envolver em qualquer relacionamento com forças antissociais, em transações com empresas, outras organizações ou indivíduos com vínculos com forças antissociais. Além disso, trabalhamos com autoridades policiais e outras agências para combater tais forças.
Status dos Esforços para Combater Forças Antissociais
- O Departamento de Assuntos Corporativos coordena as respostas a demandas inadequadas feitas por forças antissociais, sendo a prevenção de tais demandas uma responsabilidade específica de um Associado designado dentro do mesmo departamento.
- Estabelecemos um sistema de cooperação com as autoridades responsáveis pela aplicação da lei, Tokubouren (ONG que auxilia empresas na luta contra extorsionários corporativos), consultores jurídicos e outros atores-chave, atuando de acordo com suas recomendações e orientações.
- Também implementamos um sistema para compartilhar adequadamente informações sobre forças antissociais com os grupos mencionados acima, gerenciando-as de forma centralizada no Departamento de Assuntos Corporativos.
- Elaboramos o Manual para Combater Forças Antissociais e promovemos uma compreensão aprofundada de seu conteúdo entre todos os colaboradores da Terumo.
- Fornecemos informações relevantes a executivos e colaboradores de maneira oportuna, realizamos treinamentos e adotamos medidas para conscientizar sobre a importância do combate às forças antissociais.
Relacionamentos Apropriados com Profissionais de Saúde
A Terumo cumpre o "Código de Concorrência Justa" do Conselho de Comércio Justo do Japão do Setor de Dispositivos Médicos, "Código de Prática" da Associação Japonesa de Fabricantes Farmacêuticos, "Código de Promoção" da Federação Japonesa de Associações de Dispositivos Médicos e outros regulamentos industriais para garantir conformidade com as práticas de promoção apropriadas para dispositivos médicos e produtos farmacêuticos. Como há cada vez mais oportunidades de negócios globais, estabelecemos a "Política Global de Interações Éticas da Terumo com Profissionais de Saúde" com base nos princípios dos códigos de ética de associações industriais de reputação internacional, além do 'Código de Prática da Terumo". Continuamos desenvolvendo e aprimorando a educação interna contínua para os Associados, a fim de promover a conscientização e o entendimento profundo das relações adequadas com os Profissionais de Saúde. No futuro, continuaremos a cumprir essas diretrizes e práticas.
Esses esforços não terão êxito apenas por nós mesmos, sendo a cooperação de parceiros de negócios essencial. Para tanto, a Terumo estabeleceu a "Política Global Anticorrupção e Antissuborno de Terceiros da Terumo" para os parceiros de negócios que precisam cooperar, solicitando que eles também cumpram a política.
Transparência na Relação entre Atividades Corporativas e Instituições Médicas
Para comunicar a contribuição da Terumo para as ciências da vida e os altos padrões éticos com os quais conduzimos nossas atividades comerciais, formulamos nossa "Diretriz de Transparência para as Relações entre Atividades Corporativas e Instituições Médicas" e "Diretriz de Transparência para as Relações entre Atividades Corporativas e Organizações de Pacientes".